PCH Taguá
Enerpar
Já temos resultados da fauna aquática
Enerpar
Já temos resultados da fauna aquática

Próximo de finalizarmos o 4º mês de obras da PCH Taguá, o trabalho de acompanhamento e execução dos programas socioambientais do empreendimento não param.

Antes do início das movimentações no leito do rio, a campanha de Monitoramento da Biota Aquática realizada no rio Jordão trouxe resultados que corroboraram fortemente as referências bibliográficas existentes nesta bacia e previstas durante os planos de trabalho.

Durante os levantamentos, realizados no início do mês de setembro de 2020, foram amostrados três locais distintos, um à montante do empreendimento, um no trecho que terá sua vazão reduzida por conta da derivação e outro à jusante do canal de fuga.

Como resultado, dentre as espécies mais abundantes destacam-se os lambaris e o acará, totalizando 61% da amostragem. Mandi, jundiá, candiru, coridoras e cascudo compõem os outros 39% que também foram identificados. As fotos a seguir ilustram os métodos de captura e coleta e algumas das espécies encontradas.

Com as obras de desvio do rio Jordão pela sua margem esquerda e a criação de uma área ensecada na margem direta, o Resgate e Salvamento da Biota Aquática previsto durante os estudos ambientais também teve de ser executado. Foram mais de 7 dias trabalhando para que muitos indivíduos “isolados”, dentre eles lambaris, traíras, mandis, bagres, candirus, cascudos, barrigudinhos e aracás, pudessem ser resgatados e remanejados até o curso d’água natural novamente.

A seguir algumas fotos do evento de resgate e salvamento que ocorreu dos dias 13 a 20 do mês de setembro de 2020.

Prevê-se para a PCH Taguá a execução de campanhas trimestrais de monitoramento durante todo o seu período de obras, sendo esta a periodicidade disposta na Autorização Ambiental vigente para o empreendimento.

Após finalizadas as campanhas, todos os resultados obtidos serão catalogados, informados ao Instituto Água e Terra na forma de relatórios semestrais para incremento do conhecimento científico da região.

Toda a coordenação técnica dos Programas Socioambientais está sendo executada pela DELTA S ENGENHARIA, empresa com mais de 10 anos de experiência na coordenação e desenvolvimento de projetos na área de energia e engenharia ambiental.

Em caso de dúvidas, o canal de relacionamento do empreendimento se dá pelo seguinte endereço de email: administrativo@deltas.eng.br.

Taguá Energia Ltda.

CFW Agência de Internet